| Login | Crie o seu Jornal Online FREE!

Viverdoverde News
Desde: 10/08/2005      Publicadas: 22      Atualização: 19/09/2010

Capa |  Aromaterapia  |  Radiestesia e Radiônica  |  Sabonetes Artesanais  |  Viverdoverde News  |  Xamanismo


 Xamanismo

  19/09/2010
  0 comentário(s)


O Filtro Mágico dos sonhos

Mandalas e filtros de sonho.Tradicionais na cultura indígena norteamericana...

O Filtro Mágico dos sonhos
O Filtro Mágico dos Sonhos
Por Stella Cleto( Xamã Estrela Luminosa)


O Filtro dos Sonhos é uma mandala de cura e proteção de origem nativa norte-americana. Significa a "teia da vida" de cada um de nós, onde estão as tramas de encontros e desencontros. Quando você confecciona seu próprio filtro, mentalizando um propósito e ativando a energia durante o processo, você cria um objeto de poder.

Além de todo o conceito de instrumento de poder - instrumento de poder é todo objeto que tem uma simbologia especial para nós e que serve como proteção -, o filtro pode ser considerado um instrumento terapêutico, Uma vez que fixamos a atenção nessa roda medicinal que está sendo construída, que mexe com nossa energia, altera a consciência e também traz limpeza e equilíbrio, fazendo com que se recorde de sonhos e propósitos esquecidos. São instrumentos de poder que mexem com nosso interior, com nossa energia, além de serem poderosos canalizadores.

O filtro dos sonhos é então uma viagem para dentro do próprio ser, aonde os entraves e resgates vão acontecendo durante o processo de tecer. É uma vivência maravilhosa, a oportunidade que se tem de externar ou contatar os desejos escondidos e liberá-los conforme se vai tecendo o filtro.

Precisamos levar em consideração, porém, que não devemos nos tornar instrumentos de nosso "objeto de poder", ou seja, não é o instrumento que vai resolver tudo; ele é apenas o meio que nos colocará em contato com uma energia ancestral e com a nossa intenção.

O que o filtro faz é captar as energias intrusas que podem interferir em nosso processo natural e pessoal de "sonhar" e viajar pelo "tempo do sonho", que é de onde vem grande parte do conhecimento de cada um de nós. O filtro não nos livrará dos pesadelos, pois estes são aprendizados diários, um contato com o lado escuro de cada ser. Ele apenas conterá as energias não qualificadas que pairam no momento em que estamos em contato com o tempo dos sonhos.

O aro do filtro é a roda da vida, e a teia nossos sonhos da alma, num mundo de energia em movimento.

Existem vários tipos de teia. Os Chippewa (uma das tribos de índios norte-americanos) fazem uma teia que se assemelha a uma teia de aranha em espiral, apoiada em oito pontos correspondentes às oito direções sagradas. Já os Cherokees (outra tribo), utilizam um filtro mais simples, onde há apenas uma pedra, geralmente no centro, e uma única pena, pois acreditam que o filtro não pode ser muito carregado para não alterar seu sentido.

Em algumas tradições os filtros são usados na horizontal. Assim, cada tradição tem seu próprio modo de tecer a "medicina" do filtro, mesmo nunca existindo um contato direto entre as tribos ou tradições.

São inúmeras as lendas sobre os filtros dos sonhos. Uma delas conta que duas tribos estavam em guerra e que na tenda das crianças, havia muita agitação. O Xamã da tribo, preocupado, solicitou que fosse feito um aro de cipó e que fosse deixado para que uma aranha tecesse sua teia dentro dele. Assim foi feito!

Quando pronta a teia, foram colocadas penas, pedras e sementes dentro dela, e o "aro" foi colocado na tenda das crianças. A partir desse dia as crianças passaram a dormir melhor e as duas tribos fizeram as pazes.

Para começar a tecer um novo filtro, eu, que fui iniciada na tradição tupi guarani, faço um pequeno ritual, a abertura da roda de cura. Onde saúdo as quatro direções, dizendo palavras sagradas e fazendo símbolos com a maraca (espécie de chocalho). Depois, então, começo a confeccionar os filtros dentro dessa roda de energia que foi aberta, para que os filtros cumpram a missão de objeto de poder.

Quando o filtro está pronto, é feita uma leitura na "roda de cura", onde várias informações são passadas e onde tudo tem simbologia. Essa roda de cura pode ser usada também como um espaço para meditação, caso seja feita no chão. Ela é composta de 36 pedras, cada uma contendo uma mensagem para reflexão, um animal guardião e uma pedra (cristal).

A roda era feita no chão pelos índios, com pedras, para que quando um guerreiro precisasse obter algum tipo de esclarecimento, poderia andar por ela, e até sentar-se numa das pedras, e meditar para intuir a informação desejada.

Sempre que alguém se atrai por um filtro, certamente é porque este tem a energia necessária ao seu momento, e por isso dizemos que cada filtro tem seu dono. Ao adquirir o seu filtro, ele deve ser mantido solto para que dance ao vento. Enquanto dança, vai filtrando as energias não qualificadas do ambiente, trazendo bem-estar às pessoas que circulam por este. Pode ser usado no carro como escudo protetor, ou até como um colar.

Então, seja bem-vindo a essa viagem maravilhosa que é um filtro dos sonhos!


Stella Cleto(Xamã Estrela Luminosa) pratica o Xamanismo há mais de seis anos, Terapeuta Holística (humanos e animais) e Xamânica, Reikiana Usui e Xamânica e Artesã.
Contato através do e-mail smpscleto@yahoo.com.br



  Mais notícias da seção Curas xamânicas no caderno Xamanismo
14/10/2005 - Curas xamânicas - Agradeça !
Agradeça sempre...........
30/09/2005 - Curas xamânicas - Prece para mãe terra
Prece para mãe terra, que nos acolhe, ama e protege!...
19/08/2005 - Curas xamânicas - O Xamanismo
Xamanismo,o que é isso? Uma breve explanação sobre a cura natural....



Capa |  Aromaterapia  |  Radiestesia e Radiônica  |  Sabonetes Artesanais  |  Viverdoverde News  |  Xamanismo
Busca em

  
22 Notícias